quinta-feira, 23 de março de 2017

As aventuras de Pedro Coelho

Autora e ilustradora: Beatrix Potter


O Pedro Coelho já adentrou o círculo de obras clássicas da literatura infantil, por isso, de alguma maneira, a imagem desse coelho de casaco azul está em nosso imaginário. A edição brasileira traz vários momentos da ilustração do Pedro Coelho. Temos desenhos em preto e branco e desenhos com a coloração diferente, provavelmente Beatrix Potter fez mudanças no decorrer da recepção das histórias.


O livro As aventuras de Pedro Coelho contém quatro histórias sobre um grupo de coelhos, portanto, as histórias não são somente sobre Pedro, mas também sobre alguns membros da sua família. As narrativas desenrolam de maneira simples; embora ocorram reviravoltas, não há muita tensão ou surpresa em seus desfechos.


As histórias ganham a nossa atenção devido à maneira como determinados assuntos são tratados. Por exemplo, temos a mãe de Pedro indicando aos filhos para tomarem cuidado pelas redondezas, pois da última vez que o pai das crianças entrou na propriedade errada, ele virou recheio de torta.  A narrativa sem desvio pode nos pegar de surpresa e é o ponto alto das histórias.


A morte surge como algo possível de ocorrer a qualquer momento, e nem por isso é um impeditivo para viver a vida plenamente. Os coelhinhos, na verdade, continuam aprontando muito. E o conselho não serve para Pedro que continua entrando nas propriedades alheias para comer legumes fresquinhos.




Autora e ilustradora: Beatrix Potter
Editora: Companhia das Letrinhas
Quantidade de páginas: 93


Assista também ao vídeo do livro As aventuras de Pedro Coelho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário