sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Não!

Autor e ilustrador: David McPhail


Qual o impacto da guerra na vida de uma criança? O livro Não! aborda a empreitada de um menino na tentativa de colocar uma carta nos correios enquanto a cidade está tomada pelo exército.
Não! é um livro imagem, embora tenha a palavra “não” no meio da narrativa e, ao fim, possamos ler a cartinha que o menino postou nos correios. Enfim, ainda assim, acho que a classificação como livro imagem funciona bem para este livro. A história é narrada através de ilustrações intensas capazes de transmitir várias emoções.




Acompanhamos o percurso do menino pela cidade e o cenário da guerra por todos os lados. Quando ele consegue chegar à caixa dos correios, um garoto maior usa da violência para intimidá-lo. Se a cidade está toda cercada com o exército nas ruas e as pessoas estão amedrontadas, o herói desse livro está disposto a resistir.


A reação do protagonista altera a narrativa, pois ele insiste em não deixar que o menino maior e mais forte o subjugue. Na volta para casa, a paisagem de guerra foi substituída por outra, as relações entre as pessoas se tornaram mais afetuosas e pacíficas. Uma atitude foi capaz de modificar toda a história!
O desenho tem enquadramentos bastante variados, e os pequenos detalhes são capazes de comunicar a dureza da guerra, mas também o valor da paz. 




Autor e ilustrador: David McPhail
Editora: Farol
Quantidade de páginas: 48

Assista também ao vídeo sobre o livro Não!


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Os três astronautas

Autor: Umberto Eco
Ilustrador: Eugenio Carmi



O Umberto Eco foi um autor que teve sua obra voltada para o público adulto, mas também escreveu alguns livros infantis. Aqui, vamos falar um pouco sobre a obra infantil Os três astronautas.
O livro foi publicado em meados dos anos 1980 e possui elementos políticos e ideológicos desse período. A história trata da corrida para a exploração do planeta Marte por três nações: China, Rússia e Estados Unidos. As referências da ilustração e do texto revelam que a corrida pela chegada à Marte é parecida com a corrida espacial realizada entre a URSS e os EUA.

Nesta história, cada país desenvolve um projeto particular de levar um ser humano para o planeta vermelho, no entanto, todos acabam chegando juntos. Cada astronauta vem de uma cultura diferente, por isso não se entendem, sequer conseguem se comunicar. Logo a animosidade é superada quando percebem que sentem dificuldade em adaptar-se ao novo planeta e que na realidade eles são bastante parecidos.

Mas a semelhança também é construída porque eles encontram um inimigo em comum: um marciano. Os humanos duelam com o marciano, até perceberem que há semelhanças entre eles também. O contato com esse ser diferente que no fim não é tão diferente, permite que  eles se aproximem e realizem um pacto de paz. O extraterrestre dessa história revela ser dotado de curiosidade por outras culturas e que pretende criar uma república espacial para que todos possam viver harmonicamente.

A ilustração do livro foi feita pelo artista plástico Eugenio Carmi. O desenho é composto por colagens e aquarela. É muito interessante as representações de cada nação: os EUA é identificado por uma marca de goma de mascar, a Rússia por um recorte escrito em alfabeto cirílico na cor vermelha e com fotos do Lênin na parte de cima e a China é representada por um logograma em preto sobre uma cor amarela.


Autor: Umberto Eco
Ilustrador: Eugenio Carmi
Editora: Ática
Quantidade de páginas: 39


Assista também ao vídeo sobre o livro Os três astronautas!


terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Raposa

Autora: Margareth Wild
Ilustrador: Ron Brooks


Raposa é uma fábula que retrata o melhor e o pior de nós.
A narrativa conta a parceria entre Cão e Gralha; Cão é cego de um olho, enquanto Gralha acabou de ter suas asas queimadas e não poderá mais voar. A situação é difícil, mas há uma relação sólida entre eles. Cão insiste em animar Gralha quando esta se sente incompleta por não poder mais voar, leva-a para correr em suas costas para que sinta a emoção de voar de novo. Em suma, há uma ligação entre eles que parece ser mais forte que as adversidades.


Até que surge uma Raposa nos arredores do esconderijo de Cão e Gralha e tudo se transforma. Gralha não se sente segura com a Raposa por perto, mas Cão diz não haver nada a temer.
O que acontece a seguir são fatos que revelam o poder da persuasão, da traição e da resiliência. A temida Raposa coloca à prova a relação de Cão e Gralha, convencendo a ave a ir correr em suas costas pela mata. O resultado disso tudo é uma história surpreendente, de deixar até o leitor mais experiente desconcertado com o seu desdobramento.


A ilustração do livro parece pintura a óleo, a capa tem um detalhe com colagem que faz com que os olhos da Raposa brilhem e nos deixe muito impressionados com a expressão do olhar. As cores escolhidas para o desenho são, principalmente, os tons de ocre e o vermelho intenso para a Raposa. As cores podem ser a revelação do espaço físico onde acontece a história, talvez o deserto australiano, país dos autores da obra.


Quanto à diagramação do texto, em algumas páginas o texto está na horizontal e também na vertical da página, o que faz com que tenhamos que manusear o livro de outro modo para realizar a leitura, nos impelindo a olhar as belíssimas ilustrações de outro ponto de vista. E talvez até a história exija perspectivas diferentes do leitor!

Autora: Margareth Wild
Ilustrador: Ron Brooks
Editora: Brinque-Book
Quantidade de páginas: 36


Assista também ao vídeo do livro Raposa!






segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O livro dos sentimentos

Autor e ilustrador: Todd Parr


Os livros do Todd Parr são bastante descritivos com uma narrativa simples e direta. Em O livro dos sentimentos, o texto é em 1ª pessoa e a fonte em letra maiúscula.
Os livros desse autor tem uma abordagem otimista dos assuntos tratados, por isso, neste título sobre os sentimentos, a narrativa apresenta os personagens e as emoções que estão sentindo sem julgar se há certo ou errado. Os sentimentos são apresentados como parte da natureza humana; é natural sentir-se triste ou meio esquisito de vez em quando!


A ilustração do Parr é bastante peculiar, ele utiliza uma combinação de cores intensas que deixa o livro muito feliz. O traço do desenho tem uma espessura que parece feito com uma caneta piloto e depois preenchido com a tonalidade. Ótimo para estimular as crianças a fazerem seu próprio desenho. Olhando os desenhos do Parr, desenhar parece tão simples...



Ao fim, o texto nos convida a compartilhar os nossos sentimentos, propondo uma interação que transcende o texto escrito. 

Autor e ilustrador: Todd Parr
Editora: Panda Books
Quantidade de páginas: 24

Assista também ao vídeo sobre O livro dos sentimentos!



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

A bruxinha curiosa

Autora e ilustradora: Lieve Baeten


A Bruxinha curiosa é mais um livro da bruxinha Nita. Neste título, Nita revela um traço característico da sua personalidade: a curiosidade. Em um passeio à noite em seu mundo mágico, a bruxinha tenta descobrir o motivo de uma casa estar com todas as luzes acessas tão tarde da noite.


A aventura começa quando Nita ao aproximar-se da janela cai dentro da casa e sua vassoura acaba quebrando-se com o impacto. Nita, então, percorre toda a casa em busca de ajuda e acaba conhecendo várias bruxas que têm habilidades incríveis.

Mais uma vez a ilustração da Lieve Baeten nos arrebata através do encantamento: as minúcias do desenho, a sutileza dos traços, o humor, etc. Sem contar que o gato Téo está sempre aprontando alguma coisa, vale a pena se atentar a cada página!!!


Autora e ilustradora: Lieve Baeten
Quantidade de páginas: 32
Editora: Brinque-book











Assista também ao vídeo sobre o livro A bruxinha curiosa!


domingo, 5 de fevereiro de 2017

Um e 7

Autor: Gianni Rodari
Ilustradora: Vittoria Facchini


A história deste livro têm sete meninos e procura representar todos os meninos do mundo. Os meninos são, respectivamente, de Roma, Paris, Berlim, Moscou, Nova York, Xangai e Buenos Aires. A narrativa conta sobre a nacionalidade dos meninos, a profissão do pai de cada um e do que gostam de brincar.
A ilustração do livro parece desenhos infantis, muitas vezes não há perspectiva, os elementos aparecem na página de maneira anárquica e são feitos em página dupla.



Faz falta neste livro, que parece querer representar a pluralidade étnica e cultural do mundo, um menino do continente africano e da Oceania. Em alguns momentos também questionei o motivo de serem só meninos e aparecerem somente o pai. Questões que devem ser colocadas para o livro infantil, inclusive como uma forma de ensinar as crianças a pensarem sobre a história que leram.



Enfim, depois que sabemos sobre os garotos, a narrativa sugere que o mundo não poderá mais fazer guerra, afinal os meninos se conhecem e sabem que são muito parecidos. A intenção do livro é mostrar as nossas semelhanças como seres humanos e como a guerra não faz sentido. 




Autor: Gianni Rodari
Ilustradora: Vittoria Facchini
Editora: Martins Fontes
Quantidade de páginas: 15


Assista também ao vídeo do livro Um e 7!