sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Desenhando na cidade

Autora e Ilustradora: Teju Beham
    


Comprei o livro Desenhando na cidade sem sequer tirá-lo da embalagem de plástico que o protegia. As ilustrações e cores transpareciam tanta beleza que sequer passou pela minha cabeça que o livro poderia não valer a pena. O livro narra a história real da autora e ilustradora Teju Beham. Nascida na Índia, Teju conta como foi a sobrevivência da família diante da privação material: a coleta de alimentos da natureza para comer, o trabalho do pai nas terras dos ricos, o envolvimento do pai e da mãe com a música, a mudança para a cidade grande etc. Com muita sensibilidade e força artística, Teju expõe a pobreza que precisou enfrentar na vida. 

A vida no campo onde Teju vive não é fácil e ao ver pela primeira vez um trem, a menina fica encantada com as pessoas que olham pelas janelas, pois parecem tão bonitas como as pessoas que ela vê nas fotografias e também muito felizes, pois não precisam trabalhar: apenas apreciam a vida. Diante das dificuldades, os pais de Teju resolvem se mudar para a cidade. A primeira viagem de trem nada tem de encantador como Teju pensara, a menina sente medo, não sabe o que esperar do futuro.

O que mais impressiona Teju na cidade grande são os prédios: altos e bonitos. Entretanto, é aí que Teju vai se defrontar com a desigualdade social evidente; as construções imponentes não são destinadas ao grupo do qual Teju faz parte. A menina e sua família construirão a partir de objetos encontrados na rua, a casa em que irão morar.   
Aos dezesseis anos Teju casa-se com um jovem de “olhos muito bondosos”, segundo ela. A nova família também é muito pobre. E Teju com o seu companheiro Ganesha mudam-se para Mumbai; na nova cidade, os dois irão cantar em lugares públicos para sobreviver e, depois, também aprenderão a desenhar.

A ilustração do livro é feita a partir de linhas e pontos, construindo a complexidade estética fundamental para o impacto da narrativa. O texto é simples e remonta a oralidade para contar a vida dessa menina que superou a pobreza e encontrou na arte um modo de expressar-se. A primeira impressão que tive do livro estava certa: o livro é belíssimo!

Título: Desenhando na cidade
Autora e ilustradora: Teju Behan
Quantidade de páginas: 32
Editora: WMF Martins Fontes
Estrutura do texto: entre 5 e 6 linhas em cada página

Confira aqui o vídeo do livro Desenhando na cidade!